Entenda a importância do diagnóstico de doenças ortopédicas em cavalos atletas!

Diagnosticar e tratar as doenças ortopédicas em cavalos atletas precocemente é de suma importância para a saúde do seu animal!

Doenças ortopédicas em cavalos atletas são muito comuns, no entanto, se não forem diagnosticadas e tratadas rapidamente, poderão causar bastantes prejuízos tanto para eles, na questão de saúde quanto para você, em áreas econômicas. Para evitar que isso ocorra, é preciso entendê-las e realizar um diagnóstico rápido e preciso, pois ele pode fazer toda a diferença para seu equino.

No post de hoje da TudoVet, falaremos um pouco mais sobre essas enfermidades, quais são seus riscos e qual é a importância de serem diagnosticadas e tratadas de forma precisa e rápida. Continue lendo o nosso artigo de hoje e confira!

Quais são as principais doenças ortopédicas que podem dar em cavalos atletas?

tópico 1

Sendo exigido muito do seu físico diariamente, as doenças ortopédicas em cavalos têm as suas causas em um esforço exagerado e repentino, no qual esses animais são submetidos ao longo de sua vida.

Isso acontecesse porque praticar atividades físicas em excesso ou de forma incorreta, pode sobrecarregar seus músculos e membros do seu corpo e acarretar em lesões que prejudiquem a saúde e o desempenho do seu equino.

Além do excesso de esforço físico, também há outros fatores que também podem contribuir para o surgimento desses tipos de doenças, como a genética e a alimentação, pois nutrientes em quantidades muito baixas ou muito altas, também podem comprometer os ossos do animal, prejudicando sua saúde. Algumas das principais condições que podem acometer esses animais são:

OCD (Osteocondrite Dissecans)

Considerada uma doença ortopédica em cavalos metabólica de ossificação endocondral e manutenção de cartilagem, a OCD ou Osteocondrite Dissecans acarreta em diversas doenças nos ossos e articulações dos animais.

Tendo como suas causas mais comuns o crescimento acelerado do equino, a má nutrição, o desequilíbrio de minerais e alguns traumas que podem ocorrer na cartilagem, ela também pode ser de um fator genético, uma vez que as linhagens que apresentam um crescimento mais rápido parecem ter mais chances de ter a doença. Contudo, ainda não há comprovações científicas sobre isso.

Claudicação

Sendo um dos motivos mais comuns de atendimento em clínicas veterinárias, a claudicação deixa o animal manco e indica que há um distúrbio estrutural ou funcional de um ou mais membros do corpo do cavalo, que geralmente são os traseiros.

Manifestando de diversas formas, essa doença ortopédica em cavalos tem as suas causas mais comuns em traumas, anomalias, infecções, inflamações, distúrbios metabólicos, problemas circulatórios, dentre outras, e pode ser dividida com base no grau de atuação ou do desenvolvimento do distúrbio, sendo as mais comuns nos membros de suspensão, de apoio, a complementar e a mista.

Deformidade angular dos membros

Podendo ser adquirida quando o equino ainda está em fase neonatal ou congênita, essa doença ortopédica em cavalos é responsável por defeitos esqueléticos no animal que podem atingir todos os membros dianteiros e traseiros simultaneamente, e se caracteriza pelos desvios dos planos frontais que podem acontecer neles.

Suas principais causas podem ser má formação, traumas, defeitos nas articulações ou ossificação, mau posicionamento dentro do útero, dentre outras.

Quais são os principais pontos negativos desses tipos de doenças

meio do texto

Se não tratadas e diagnosticadas a tempo, essas doenças ortopédicas podem causar diversos problemas no seu cavalo, tais como:

  • Queda no rendimento físico;
  • O animal ficar mancando;
  • Afastamento dos treinos por um longo período;
  • Perda de performance;
  • Má qualidade de vida, devido a sua saúde prejudicada;
  • Dores e incômodos;
  • Aposentadorias precoces.

Apresentando os sintomas das doenças citadas acima, é imprescindível que você leve o seu animal ao médico para realizar o diagnóstico dessas doenças ortopédicas em cavalos.

Equipe TudoVet